O Yoga para grávidas tem como objectivo preparar o corpo da mulher para o parto - seja através de âsanas (posições) e exercícios do Hatha Yoga clássico adaptados a cada trimestre da gravidez, seja pela respiração, relaxamento, meditação, mantras (som) e mudras (gesto) - e, talvez ainda mais importante, criar uma estreita relação entre a mãe e o bebé mesmo antes do nascimento. A adaptabilidade do Yoga faz com que este seja um método ideal para ser praticado durante a gravidez, altura em que a mulher atravessa muitas mudanças a todos os níveis. Nesta fase da vida da mulher, o Yoga ajuda a construir uma harmoniosa ponte de contacto entre ela e o bebé, facilitando assim, nos primeiros dias após o nascimento do bebé, a relação entre ambos.
A prática do Yoga durante a gravidez não garante necessariamente um parto rápido e fácil. É no entanto de grande ajuda durante o processo pois garante, isso sim, que o corpo liberte a tensão desnecessária (a grande inimiga do parto fácil), permitindo à mulher a flexibilidade suficiente para se adaptar, não se assustar e, fundamentalmente, não perder a confiança em si mesma, levando-a a relaxar em sintonia com a força da gravidade, evitando qualquer tipo de resistência ao parto.
Devido à consciência corporal que o Yoga desperta na mulher, permitindo-lhe acostumar-se a sentir o seu próprio corpo e até mesmo a controlá-lo, esta ganha uma outra preparação para suportar as contracções com mais confiança e tranquilidade, mesmo numa situação em que o parto não se dê da forma como tinha sido planeado.
Copyright © 2014 Prema Yoga. Todos os direitos reservados.